terça-feira, 31 de julho de 2012

Aulas Explicativas

Aula 26/07/2012
Caros tivemos uma aula sobre a descrição dos tipo de pesquisas cientificas. O professor Eric, de forma dinâmica, apresentou nos cada uma das pesquisas citadas abaixo:
 

  • Pesquisa Pura- tem por finalidade o conhecer por conhecer. Está mais a nível da especulação mental a respeito de determinados fatos. Chama-se também de pesquisa teórica.
  • Pesquisa Aplicada- é aquela em que o pesquisador é movido pela necessidade de conhecer para aplicação imediata de resultados. Contribui para fins práticos, visando à solução mais ou menos imediata de problemas encontrados na realidade.
  • Pesquisa Exploratória-  é utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado. (De acordo com o Professor Eric, é busca o objeto novo da Ciência)
  • Pesquisa Qualitativa- Essa tem caráter exploratório, os indivíduos podem falar e manifestar suas opiniões sobre algum tema ou conceito, não existe a preocupação em amostrar os dados pesquisados.
  • Pesquisa Quantitativa- Essa, por sua vez, preocupa-se em apurar opiniões e dados que são coletados através de questionários, que serão apurados e divulgados afim de reforçar tal teoria a respeito do que se está investigando. 
  • Pesquisas exploratóriasEstas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Fonte: (Wikipédia,)

Nenhum comentário:

Postar um comentário